sexta-feira, 11 de novembro de 2011

10 dias na Argentina

Isso mesmo! A primeira etapa deste projeto nos levou no dia 1° de agosto até a cidade de Córdoba, Argentina, onde permanecemos durante 10 dias em residência artística com o Grupo El Chonchón.

Foi uma experiência no mínimo inesquecível! Chegávamos todos os dias ao atelier do grupo por volta das 10 horas da manhã e de lá saíamos geralmente já tarde da noite, quando o cansaço já nos vencia. Passamos boas e generosas horas com o mestre Miguel Oyarzun Perez e sua companheira Laura Ferro, também bonequeira. Só temos a agradecer a estes dois seres iluminados por nos receberem com tanta hospitalidade!

A construção do boneco Dom Primer (assim batizado justamente por ser o primeiro) era entremeada por exercícios de manipulação, conversas, cafés, vinos, encontros com titeriteiros da cidade (ou que estavam lá de passagem), consultas à biblioteca de Miguel e Laura, enfim, toda uma atmosfera onde respirávamos títeres de guante 24 horas por dia. Inclusive quando voltávamos para o hotel tarde da noite e Miguel colocava em nossas mãos los abuelos (bonecos do espetáculo Juan Romeo y Julieta Maria), para que treinássemos antes de dormir. E quando fechávamos os olhos, as luvas reinavam até em nossos sonhos!

Aprendemos a construir a cabeça, a costurar el camisolin, a fazer engrudo, a nos posicionar atrás da empanada, a manipular dois bonecos simultaneamente, entre muitas, muitas outras coisas. E, ao contrário do que se pensa, o boneco de luva não é limitado e sim, rico em possibilidades de movimentos, de ritmos, de ações. Constatamos isso durante o processo de aprendizagem da gag chamada La Espera, de autoria de Hector di Mauro e Roberto Espina, dois importantes titeriteiros argentinos, discípulos diretos de Javier Villafañe e mestres de Miguel.

Voltamos pra casa ainda mais empolgados do que quando fomos, ansiosos para dar continuidade ao projeto e empolgar outras pessoas com a magia e encantamento do boneco de luva.
Orientação de Miguel na modelagem da cabeça em argila.
Cabeça de papel sendo preparada para o corte
Pintura e acabamentos
Preparação do molde para o recorte das mãozinhas

Dom Primer completamente nu
Exercício de triangulação
Miguel explicando sobre o eixo do boneco
Exercício de foco atrás da empanada

4 comentários:

  1. Fiquei emocionada...com o empenho. É o primeiro trabalho com Luva de voces?
    Fico torendo para um grande espetaculo.
    Ismine

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mônica Longo, Você faz as coisas acontecer de verdade!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindas as fotos !!! PARABÉNS !!

    Vcs são da hora !!!

    ResponderExcluir
  4. Este eu quero assistir, parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir